AUTORIDADES CIVIS E MILITARES PRESTIGIAM ABERTURA DO CONAME, NO CENTROSUL

Destaques Notícias

O Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais foi aberto oficialmente na quarta-feira, 15 de março, com mais de 900 profissionais inscritos. A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, o Procurador-Geral do Estado, Marcio Vicari, o Subprocurador Geral de Justiça, Paulo Locatelli, o Desembargador Getulio Correa, presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais, e o Cel Paulo Coutinho, presidente do Conselho Nacional de Comandantes-gerais (CNCG), participaram da mesa de honra, entre outras autoridades civis e militares.

Anfitriões do evento, o presidente da FENEME, Cel Marlon Jorge Teza, e o presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, destacaram a relevância do CONAME para a união dos Militares Estaduais e do Distrito Federal. “Todos nós precisamos de quem lute por nós, e cada um aqui auxilia neste processo. Somos mais de meio milhão de Militares Estaduais na ativa, e temos força suficiente para combater a criminalidade e defender a sociedade, ainda que os recursos, muitas vezes, fiquem aquém do ideal”, destacou o Cel Sell na solenidade que precedeu a palestra do Secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.

Após apresentar um breve histórico da FENEME, entidade que preside desde a sua fundação, o Cel Marlon ressaltou o potencial de mobilização dos Militares Estaduais e do Distrito Federal, que atuam de Norte do Sul do país, recomendando aos participantes, como gestores da Segurança Pública, que usufruam até mesmo dos intervalos para trocar informações. “Os problemas são similares num estado e no outro, e é muito importante essa troca de experiências, sempre visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade”.

Aproveitando a presença de Comandantes-gerais de todas as regiões, propôs ainda que o CNCG passe a ser o indutor do CONAME, para atrair ainda mais Oficiais Militares para os encontros. Para o Cel Marlon, apesar da extensa grade de programação, o tema central do 3º CONAME é a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, aprovada em dezembro de 2023 após mais de 20 anos de tramitação.

Entre as autoridades civis convidadas, a vice-governadora Marilisa Boehm enalteceu os benefícios para a sociedade quando as polícias militar e civil somam forças. Relembrando o período em que era Delegada Regional, em Joinville, destacou o quanto a integração com o comandante-geral PM na região compensava a falta de efetivo suficiente, e como pôde perceber, na condição de vice-governadora, os resultados do trabalho conjunto entre as forças da Segurança Pública durante as enchentes de 2023 em Santa Catarina.

Acompanhe as fotos e vídeos do CONAME 2024 pelo instagram @Fenemebrasil e @Coname2024.