SOBRE O CONAME

Destaques Notícias

O Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais vai reunir, de 13 a 15 de março, quem define os rumos da Segurança Pública no país. Mais de 900 participantes, provenientes de mais de 10 países, já estão inscritos no CONAME, que vai contar com uma série de eventos paralelos:

– Reunião da FIEP, a International Association of Gendarmeries and Police Forces with Military Status.
– Reunião do Conselho Nacional de Comandantes-gerais das Polícias Militares (CNCG).
– Reunião do Conselho Nacional de Comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom).
– Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).
– Reunião do Forum Nacional de Termo Circunstanciado de Ocorrência (Fonatco).
– Assembleia-geral da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME) e Forum Nacional de Assessores Jurídicos da FENEME.
– Reunião da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (AMAJME).
– Reunião nacional das Academias de Letras de Militares Estaduais (ALMEBRAS).
– Feira de produtos e serviços, com as tecnologias emergentes na área da Segurança Pública.

Entre os temas de destaque estão a recente aprovação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, aprovada em dezembro de 2023 após mais de 20 anos de tramitação. Desde a sua fundação, a FENEME trabalhou para que os Militares Estaduais – assim como acontece com a Magistratura, Ministério Público e a Advocacia, fossem regidos por uma Lei Orgânica, capaz de padronizar os requisitos de ingresso, formação, progressão e direitos. A apresentação da LOB Nacional será no dia 14 de março, às 10h30min, no auditório principal.

Promovido pela FENEME e realizado pela ACORS, o CONAME’2024 também vai tratar de terrorismo e crime organizado, cinotecnia, governança ambiental, defesa civil, manifestações públicas, combate a incêndio urbano, operações policiais especiais e serviço aeromédico, entre muitos outros temas. Entre os palestrantes internacionais estão o Major Olivier Moncerét, da França, Juan Manuel Ramos Santamaria, da Guarda Civil da Espanha, e Ali Ahmed, agente de Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Na palestra de encerramento, no dia 15 às 16h, o escritor Clóvis de Barros aborda a “Liderança baseada em valores”.

• Todas as informações sobre o CONAME, com link para inscrições, estão no https://coname.org.br/