SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO VII ASPAR

Destaques Notícias

Mais de 500 oficiais qualificados desde a primeira edição do curso

07 de dezembro de 2023

Com o sentimento de gratidão, 46 oficiais de instituições militares baianas e de outros estados contemplados pela Força Invicta concluíram, em 1º de dezembro último, o Curso de Assessoria Parlamentar, promovido pela entidade em parceria com a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME. O curso ASPAR, agora em sua sétima edição, já formou mais de 500 pessoas, entre militares e civis indicados por órgãos parceiros da Força Invicta.

Antes da solenidade de encerramento, os Coronéis Elias Miler da Silva (PMESP) e Marlon Jorge Teza (PMSC) proferiram, respectivamente, a Aula Magna sobre “Lei Orgânica das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil” e “FENEME – Protegendo e servindo quem serve e protege”.

O curso, com carga horária de 50h/aula, incluiu 15 exposições, com atividades interativas em formato de videoconferência e presenciais, apresentando palestrantes com ampla experiência nos âmbitos governamental e de relações institucionais. Como inovação, a programação contou com uma aula prática de Etiqueta e Oratória no Coco Bambu Bahia Restaurante, além de uma vivência na Assembleia Legislativa da Bahia, para conhecer in loco o funcionamento dos trabalhos desenvolvidos pela Casa Legislativa.

Na abertura dos pronunciamentos, o Maj BM Rodolfo César Meneses Cunha, representando o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, destacou as conquistas obtidas após ter participado desse mesmo curso em anos anteriores. Ele disse: “Acabamos de assumir uma função importante, que a pauta tem tudo a ver com esse curso, que é a Coordenação Técnica de Articulação Institucional, onde pretendemos colocar em prática todos os ensinamentos que obtivemos na segunda turma desse curso. Buscamos não só a captação de recursos, mas também a defesa dos interesses da Corporação e dos seus bombeiros militares”.

“Hoje, os senhores assistem aqui a realização de um sonho, na verdade a continuidade desse sonho”, ressaltou o Ten Cel PM José Luís Santos Silva, representando o Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia, no início de sua fala. O oficial teceu elogios aos Coronéis Miler e Marlon, ao Major Tadeu e ao Coronel Santiago, além do Capitão Igor. “Faço votos para que sua gestão possa marcar definitivamente o papel da nossa associação como uma entidade não apenas representativa, mas tendo em você essa consciência da necessidade da mudança, e que esses oficiais, a partir desse curso, com o início do conhecimento dessa matéria, não cessem com a conclusão da atividade de ensino. É a prática e a necessidade da atualização que vai nos fortalecer como instituições tão necessárias para a sociedade”.

Cel PM Marlon Teza, presidente da FENEME, defendeu a qualificação entre os militares como premissa para o avanço das questões de interesse da categoria. “Sempre apoiaremos essas iniciativas porque só assim que se constrói um futuro melhor para as polícias e bombeiros militares, assim como para a sociedade brasileira. As entidades nada mais são do que um instrumento para que os comandos das instituições comandem. Tem muitas situações em que o comandante, pelo cargo que ele tem, impõem alguns impedimentos para determinadas iniciativas, mas as entidades representativas não, elas podem avançar um pouco mais, sempre na perspectiva do interesse coletivo. Todos nós estando unidos e dentro do mesmo propósito, conseguimos avançar”, garantiu o oficial de Santa Catarina.

O anfitrião do evento, presidente Cap PM Igor Rocha, destacou as possibilidades de mudanças que o conhecimento é capaz de trazer às pessoas. Ele disse: “A transformação só vem através do conhecimento, da informação, e esse curso é mais um instrumento para fazer com que crenças sejam quebradas, paradigmas sejam desfeitos, renovados, e que a gente saia com outra forma de pensar, outra perspectiva, enxergando um novo horizonte”. Durante o discurso, o gestor também lembrou sobre a oportunidade que teve em 2017, ao participar desse curso em Brasília, a convite da Federação. “Eu saí de lá inquieto porque eu vi ali uma possibilidade que até, então, eu não enxergava, de um futuro diferente para a realidade que havia naquele momento. Eu acredito que esse sentimento de inquietação é algo que deva existir aí com os senhores e as senhoras neste momento, porque foi algo que eu ouvi de muitos alunos nessa semana […] uma mente que se expande nunca mais se retrai, mas essa inquietação não pode morrer com a gente e a intenção é que cada vez mais, aqueles que estão ingressando na carreira, no oficialato, tenham acesso a esse tipo de conhecimento e que possam, de alguma forma, serem multiplicadores. Essa é a nossa intenção, fazer com que os senhores e as senhoras que tiveram contato com esse conhecimento possam ser multiplicadores, porque dessa forma teremos a certeza de que um dos objetivos desse curso foi alcançado. A Força Invicta deve fomentar o desenvolvimento do recurso mais importante que nós temos, que é o ser humano. E esse desenvolvimento irá repercutir no fortalecimento das nossas instituições”.

Também presente à mesa de honra, o deputado federal Capitão Alden falou para os formandos sobre a importância da atividade à qual eles acabavam de ser certificados. O parlamentar também parabenizou a Força Invicta pelo esforço em estar disseminando conhecimentos que contribuem para a condução do mandato político e da necessidade de ocupação daquele espaço por pessoas que façam parte das forças de segurança, a fim de garantir as prerrogativas e os direitos da categoria. “Não é apenas o bom discurso que faz chegar a esses lugares, o planejamento estratégico é fundamental. Devemos profissionalizar a política […] e precisamos de amparo, orientação técnica, definição dos direcionamentos das emendas parlamentares e as associações são importantíssimas nesse processo”, destacou.

O representante da 7ª turma de Aspar, Maj BM Luciano dos Santos Alves, falou um pouco de sua experiência para os colegas e reforçou sobre importantes princípios levados pelos instrutores na condução da carreira militar e de assessor parlamentar. Ele também agradeceu pela oportunidade da qualificação.

Também compuseram a mesa solene o Ten Cel PM Gabriel Neto, representando a Secretaria de Segurança Pública, e o Maj PM André Aranha, representando a Assistência Militar da ALBA.

fonte: https://forcainvicta.com.br/2023/12/07/solenidade-de-encerramento-do-vii-aspar/