FERMESP ENCERRA COM BRILHO O CURSO DE ASSESSORIA PARLAMENTAR SÃO PAULO 2023 REALIZADO EM PARCERIA COM A FENEME

Destaques Notícias

Foi encerrado na manhã de sexta-feira, 19, o Curso de Assessoria Parlamentar São Paulo 2023 organizado pela FERMESP – Federação das Entidades Representativas dos Militares do Estado de São Paulo em parceria com a FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais. Foram cinco dias de aulas e um evento especial, a visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com encontros com os deputados Major Mecca e Capitão Telhada.

O grupo de 42 alunos foi formado de oficiais e praças, da Ativa e da Reserva, de São Paulo e também do Acre, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Paraná e de Rondônia. Participaram dirigentes da AOMESP, da AOPM, da ASPOMIL, da DEFENDA PM E da UNIÃO DAS PENSIONISTAS, entidades filiadas à FERMESP. No grupo também estavam assessores de deputados (Major Mecca, Capitão Telhada, Gil Diniz e Danilo Balas) e do vereador Major Palumbo.

A grade curricular foi composta das disciplinas “Lobby/Advocacy” (Dr. Edgard Novuchy Pereira Usuy, secretário de Planejamento de Santa Catarina), “Direito Constitucional” (Cel PMPR Carlos Eduardo Assunção), “Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais” (Cel PMSC Marcello Martinez Hipólito), “Assessoria Institucional” (Ten PMPR Elisângela de Paula e Silva e Cel PMSC Leibnitz Martinez Hipólito), “Orçamento” (Cel PMMG Lázaro Tavares de Melo e Silva), “Articulação Nacional” (Cel PMSC Abelardo Camilo Bridi), “Mobilização em Redes Sociais” (Cel PMSC Carlos Alberto de Araújo Gomes Jr) e “Processo Legislativo” com o Cel PMESP Elias Miler da Silva.

O vice-presidente da FENEME, Cel PMMG Márcio Ronaldo de Assis, esteve em São Paulo para abrir o curso na segunda-feira, 15. Coube ao presidente, Cel PMSC Marlon Jorge Teza, proferir a palestra de encerramento e entregar os certificados aos alunos ao lado do presidente da FERMESP, Cel PMESP Luiz Gustavo Toaldo Pistori. Para este curso, a FERMESP contou com o apoio do pessoal do gabinete do deputado Major Mecca, que também prestigiou a abertura.

Ensinando a defender as corporações

O primeiro curso da FENEME foi realizado em Brasília, em 2016, com a participação de 25 oficiais e praças de vários estados da Federação, dois da PMESP dentre eles. Tinha um único objetivo, que se mantém até hoje: preparar policiais e bombeiros militares a partir de uma visão estratégica da atividade de assessoria parlamentar e atuação qualificada nas casas legislativas. A ideia sempre foi ocupar espaços para defender as corporações agindo em momentos específicos dos legislativos em que o “corpo a corpo” é essencial e decisivo.

De 2016 para cá, várias associações PM e BM tiveram a mesma iniciativa. Em 2019, a AOMESP – Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo e a DEFENDA PM – Associação dos Oficiais do Estado de São Paulo em Defesa da Polícia Militar uniram-se para organizar o curso (de 3 a 7 de junho), e em seguida o XVII ENEME – Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais nos dias 25 e 26 de julho. Cerca de 800 oficiais e praças de todo o Brasil compareceram.

FONTE: https://fermesp.org.br/fermesp-encerra-com-brilho-o-curso-de-assessoria-parlamentar-sao-paulo-2023-realizado-em-parceria-com-a-feneme/