COMO FOI O II CONGRESSO NACIONAL DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS

Notícias

Superando em mais de mil pessoas, entre militares, palestrantes e convidados, estiveram presentes na solenidade de abertura do II Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (CONAME), organizado pela Associação dos Oficiais da PMDF e promovido pela FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais. O evento aconteceu de 29 de outubro, quarta-feira, até 31 de outubro, sexta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A cerimônia contou com a presença de Autoridades Civis e Militares. Dentre elas, se fizeram presentes o Ministro da Justiça, Tarso Genro, que abriu o Congresso; o Governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octavio; o Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG) e Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Edson Araújo; General Williams José Soares, Inspetor Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, dirigentes de Entidades representativas de Oficiais, Comandantes-Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros de todo o país, além de Chefes de Casas e Gabinetes Militares dos Estados.

 

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, que deu início ao ciclo de palestras, afirmou, quinta-feira (30-10), que as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal são essenciais como mobilizadoras da sociedade. ”Os Policiais Militares têm uma grande força de transformação. Eles são pedagogos da cidadania e multiplicadores de uma cultura nova”, comenta Balestreri.

O secretário utilizou o termo de mobilizadores para enfatizar, durante a prévia no CONAME sobre a Conferência Nacional de Segurança Pública que será realizada em 2009, que ainda é tempo de mudança, principalmente quando se trata de segurança pública, e as corporações também são responsáveis por transformar as estruturas da segurança brasileira.

      No mesmo dia assuntos como Previdência dos Militares Estaduais, Segurança Urbana: o modelo da nova prevenção, A influência da Arquitetura na Segurança Pública, O ciclo de polícia nas Policias Militares, Segurança Pública e Privada: Interface e Complementaridade e, A Inteligência Policial e o Geoprocessamento como instrumento de Persecução Criminal, matérias técnicas e de muito interesse, dividiram a atenção dos Congressistas.

Embora não tendo havido polemizações, a Palestra “O ciclo de polícia nas Policias Militares: o Boletim de Ocorrência, o Termo Circunstanciado e outras medidas de polícia de ordem pública”, tendo como Painelistas: Maj PMSP Azor, Maj PMSC Martinez, Cel PMAL Goulart e Ten Cel BMRS Bondan, sendo bastante debatido, avançando até quase 2000H.    

 

Oficiais da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana de Portugal e da Guarda Civil da Espanha também realizaram exposição sobre o sistema policial nos seus respectivos países, mostrando ser muito similar ao brasileiro excetuando-se o ciclo completo de polícia, algo ainda a ser conquistado em nosso país, situação já enfrentada e superada por PSP e GNR em Portugal em relação à Polícia Judiciária daquele país.

 

O evento contou com Oficiais PM e BM de todo o País, com destaque para as delegações das Polícias Militares de Goiás, Rio Grande do Sul (Brigada Militar), Mato Grosso do Sul (PM e BM) e Santa Catarina, que somando-se aos demais Oficiais chegou a 850 participantes.

 

A Feira Internacional de Segurança – FEISEG, paralela ao evento, possibilitou aos presentes o acesso ao que há de mais novo em materiais e tecnologias voltados para as organizações ligadas à segurança pública e privada do país. Em 16 stands foi exposto o que há de mais novo no setor de segurança.

 

Em seu último dia, após a solenidade de encerramento, já avançando a noite, ficou a convicção que o Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (CONAME) foi um sucesso.  Somou dados positivos, construindo-se Políticas Estratégicas para Melhoria do Relacionamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar com a Comunidade e o Governo Federal, criando “caminhos” objetivos aos projetos de interesse das Instituições Militares Estaduais e seus Oficiais em andamento em nível Nacional.

 

Fica a certeza de que os Oficiais Militares Estaduais cresceram, demonstrando a todos, autoridades e sociedade, da sua importância para qualidade de vida das pessoas em todo o território Nacional.