Reunião sobre o SIGMA – Sistema de Gerenciamento Militar de Armas

Notícias

A IGPM participou, no dia 29 de março, de uma reunião promovida pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), do Departamento Logístico,  destinada aos representantes dos setores logísticos de todas as Corporações Policiais Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados Brasileiros.

 O objetivo desta reunião foi apresentar o sistema SIGMA (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas) e padronizar normas relativas ao cadastramento das armas particulares dos policias e bombeiros militares.

O evento foi prestigiado pelo General-de-Divisão José ROSALVO Leitão de Almeida, Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados, e pelo General-de-Brigada Nilson Caldas ANANIAS, 3º Subchefe do COTER e Inspetor-Geral das Policias Militares.

 Na ocasião, o General ANANIAS formulou votos de boas vindas aos policiais e bombeiros militares presentes e, em seguida, o General ROSALVO fez uso da palavra, destacando o Sistema SIGMA.

O SIGMA é um sistema corporativo do Exército Brasileiro que foi desenvolvido pelo CDS (Centro de Desenvolvimento de Sistemas) e tem a finalidade de cadastrar dados de armas controladas pelo Exército e de seus proprietários. Este sistema é operado pela DFPC e pelas seções de fiscalização das Regiões Militares.

Foi implantado em 2003, iniciando como cadastramento de armas de militares, colecionadores, atiradores e caçadores. Em seguida foram adicionadas outras funcionalidades, que permitiram aumentar a eficácia dos registros de diversas atividades inerentes à fiscalização

  Encontra-se em interligação com o SIGMA os dados do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e, por intermédio do Ministério da Justiça, os do Sistema Nacional de Armas (SINARM), administrado pela Polícia Federal, o que permitirá o intercâmbio de informações e controle sobre o armamento.

Notícia veicula no Site EB/COTER/IGPM