PEC permite serviço militar nas polícias militares e bombeiros

Notícias
PEC permite serviço militar nas polícias militares e bombeiros
Gilberto Nascimento
Onyx Lorenzoni destaca que essa iniciativa foi um sucesso na Colômbia.

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 301/08, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que torna possível o serviço militar obrigatório também nas polícias militares e corpos de bombeiros dos estados.

A intenção, segundo seu autor, é criar uma alternativa que faculte aos estados o recrutamento de jovens para servirem nessas instituições.

Para que os serviços prestados nesses órgãos tenham o mesmo efeito do serviço obrigatório realizado nas Forças Armadas, a PEC propõe a dispensa do serviço para quem servir à PM ou aos bombeiros.

Isso possibilita aos estados a alternativa de abrir espaço para o serviço de jovens em suas instituições de segurança.

A PEC também deixa claro que a dispensa do serviço militar obrigatório para mulheres e integrantes do clero não os isenta de outro tipo de serviço alternativo. Pelo texto, essa possibilidade será regulamentada em lei.

Sucesso na Colômbia
Onyx Lorenzoni argumenta que o serviço na PM e nos bombeiros, principalmente junto às comunidades onde o jovem está inserido, foi um sucesso na Colômbia, e a experiência poderia ser implantada nos estados brasileiros.

“Além de maior integração entre as forças militares e as populações envolvidas, a medida reduziu sensivelmente o índice de criminalidade”, diz o deputado. Ocorrências de assaltos, sequestros e homicídios, nessas áreas, caiu em torno de 78%, 26% e 16%, respectivamente.

Além disso, mais jovens poderiam prestar o serviço militar, uma vez que somente em 2008, a estimativa é de que mais de um milhão de adolescentes tenham sido dispensados porque as Forças Armadas não dispõem de recursos suficientes para gastos com alimentação, fardamento, alojamento e soldo de todos que prestarem o serviço. Anualmente, menos de cem mil jovens são incorporados.

Tramitação
A admissibilidade da proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da PEC, que ainda deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário.

link: http://www.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=130357

Fonte

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br :