FENEME PARTICIPA DO ENCONTRO DE CORREGEDORES GERAIS EM SALVADOR/BA

Destaques Notícias

Iniciou nesta quarta-feira (14), o II Encontro Nacional de Corregedores-Gerais dos Órgãos de Segurança Pública e Defesa Social dos Estados e do Distrito Federal. O evento seguirá até 16 de setembro com uma programação que inclui, entre outras frentes, palestras, mesas-redondas, deliberação de documentos com as demandas discutidas pelo grupo e visitação ao Centro de Inteligência de Segurança Pública da Bahia.

Na condição de Conselheiro Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Presidente da Força Invicta e Diretor Regional Nordeste da FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais) – neste ato representando o Presidente Cel PM Marlon Jorge Teza – o Ten Cel PM RR Copérnico Mota se fez presente na abertura do evento.

Autoridades e gestores de 22 das 27 unidades da Federação participam do encontro.

O evento marca os 20 anos da Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública da Bahia e tem como tema principal “Modelos de gestão de Corregedorias baseados no Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social – 2021-2030”.

Para esse primeiro dia, ministraram palestra o Corregedor-Geral da Polícia Federal, Dr. Marcello Diniz Cordeiro, com o tema “Mandatos para Corregedores”.

Na sequência, quem se apresentou foi o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e membro do Conselho Nacional de Justiça, Dr. João Paulo Schoucair, com a vertente “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”.

Na sequência, foi a vez do Corregedor-Geral da União, Dr. Gilberto Waller Júnior, que falou sobre “Ações de Valorização e Salvaguarda para Corregedores da Segurança Pública e Defesa Social”.

A abertura do encontro foi realizada pelo anfitrião e Corregedor-Geral da Secretaria de Segurança Pública, Dr. Nelson Gaspar Alvares Pires Neto, que esteve representando o Secretário de Segurança Pública, Dr. Ricardo César Mandarino Barreto. Em seu pronunciamento o gestor exaltou as iniciativas do setor através de suas equipes de trabalho e os resultados obtidos.

O Ten Cel PM Copérnico evidenciou a importância acerca das discussões que a temática traz, bem como a necessidade de uma agenda periódica e menos espaçada para troca de experiências.

A última edição do evento ocorreu em 2010, em Fortaleza (CE), com a temática “Os novos paradigmas do controle interno das atividades de segurança pública”.

Registros fotográficos: