Ao longo desta semana de 22 a 25 de setembro de 2025, ocorreram importantes agendas para discussões e alinhamentos acerca da PEC 18/2025, quer seja no âmbito da Comissão Especial, em agendas estratégicas e mobilizações de várias Entidades federadas junto aos seus Parlamentares, na busca de assinaturas de apoiamento às emendas do Dep Alberto Fraga, que vão de encontro aos interesses das Instituições Militares dos Estados para melhor aperfeiçoamento do texto ora em discussão.
No âmbito da Comissão especial foram cumpridas as audiências públicas previstas no dia 23/09 (Crime organizado contemporâneo).
Na noite do dia 23/09 ocorreu uma reunião dos Deputados que compõem a Frente Parlamentar da Segurança Pública, com a participação da Diretoria da FENEME e da ADEPOL BRASIL. Momento de escuta e apresentação das nossas preocupações e sugestões.
Na manhã de 24/09 a FENEME (Cel Ronaldo e Cel Miler) e ANERBM (Ten Jair e Subten Cléber) fizeram uma importante agenda com o Presidente da Comissão Especial, Dep Aloísio Mendes (Republicanos/MA), encontro este organizado pela Diretoria da ASSOF/MA. O objetivo desta agenda foi de esclarecer ao Parlamentar os pontos de interesse e convergência dos Oficiais e Praças em torno da PEC 18/2025, de forma a deixar clara a nossa união em torno das propostas apresentadas.
A AMAI/PR se fez presente em várias agendas desta semana, através do Cel Zanatta e Sgt Edilson dos Santos, estando presente em também em outras agendas relevantes, bem como visitas aos Deputados e Senadores daquele Estado e na Comissão Especial sobre competências federativas em segurança pública da PEC 018/25 para debate sobre Crime organizado e transnacionalidade.
Até final da manhã de 25/09/2025, as assinaturas das 2 emendas do Dep Fraga chegaram ao número de 143 das 171 necessárias.
À partir de agora até a próxima semana os esforços concentrados devem continuar e as presenças de comitivas das Associações em Brasília serão muito significativas para a busca dos resultados que almejamos.