NOTÍCIA SOBRE CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA DE ALAGOAS

Notícias

Militares dizem esperar 4 mil pessoas em protesto nesta quinta-feira

Grupo vai acompanhar reunião do governador Vilela com a categoria

 

Militares prometem ficar de prontidão, a partir das 15 horas, desta quinta-feira (25), na frente do Palácio República dos Palmares, enquanto acontece uma reunião do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), integrantes da cúpula da segurança pública e um grupo de policiais. A expectativa de associações é de que mais de 4 mil pessoas participem da mobilização.

O major Wellington Fragoso, presidente da Associação dos Oficiais Militares (Assomal), afirmou à Gazetaweb que amanhã é considerado o “Dia D” para a categoria. A expectativa é grande dentro da tropa por uma resposta favorável às reivindicações. “Às 15h, contamos com uma grande mobilização. Queremos uma boa notícia”, disse o oficial.



Se as reivindicações forem atendidas, os policiais dizem que sairão fortalecidos, mas, caso não tenham os pedidos acatados, eles prometem manter a chamada Operação Padrão e a situação da segurança poderá se agravar. O fato do governador anunciar que procurou ajuda no Ministério da Justiça para que as Forças Armadas possam atuar em Alagoas é questionada por parte da categoria.

O coronel Ivon Berto, presidente da Associação dos Servidores da Segurança Pública de Alagoas, qualificou a medida como antidemocrática e desnecessária. “Nós não estamos entendendo porque isso está acontecendo. Nossa mobilizações são pacíficas. Queremos melhorias para o povo. O governador está equivocado. Chamar o exército neste momento é antidemocrático”, afirmou Ivon Berto. 

As associações militares afirmam que as mobilizações sempre são pacíficas, por isso não vêem motivos para acionar outras forças de segurança. “Em nenhum momento nossos policiais vão reagir de forma violenta”, ressaltou Ivon. O Exército assegurou que há contingente disponível, caso seja acionado. 

Os policiais militares querem o realinhamento salarial, melhores condições de trabalho e mudanças na cúpula da Secretaria de Defesa Social. O secretário-adjunto da Comunicação, Guilherme Lamenha, afirmou que até esta quarta-feira a informação é de que a reunião está mantida.

 

Fonte:

http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=357718&e=13