DEPUTADO FEDERAL-PB MAJOR FÁBIO APRESENTA PROJETO DE LEI NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Notícias

No último dia 17 de abril, o Deputado Federal Major Fábio – PB, apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de Lei nº 3288 (abaixo transcrito) o qual é de interesse e de suma importância à Instituições Militares Estaduais e do Distrito Federal.

Tal projeto altera alguns aspectos da Lei Federal 10.029 que instituiu o Serviço Auxiliar Temporário nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

==================================================

 

PROJETO DE LEI Nº 3288  DE 2008

(Do Senhor Major Fábio)

 

Altera a lei nº 10.029, de 20 de outubro de 2000, que estabelece normas gerais para a prestação de serviço voluntário nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros Militares e dá outras providências.

 

O Congresso Nacional Decreta:

 

Art. 1o Esta lei altera a lei nº 10.029, de 20 de outubro de 2000, que estabelece normas gerais para a prestação de serviço voluntário nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros Militares e dá outras providências

Art. 2º  A lei nº 10.029, de 20 de outubro de 2000, passa a vigorar com a seguinte alteração:

“Art. 1º Os Estados e o Distrito Federal poderão instituir a prestação voluntária nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros Militares, observadas as disposições desta Lei.

Art. 2o A prestação voluntária dos serviços terá duração de dois anos, prorrogável por igual período, a critério do Poder Executivo, ouvido o Comandante-Geral da respectiva Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar.

……………………………………………………………………………………………………….

Art. 4o ………………………………………………………………………………………………:

I – número de voluntários aos serviços, que não poderá exceder a proporção de um voluntário para cada três integrantes do efetivo determinado em lei para a respectiva Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar;

…………………………………………………………………………………………………………….

Art. 5o Os Estados e o Distrito Federal poderão estabelecer convênios com os municípios para o processo seletivo regionalizado, formação e aperfeiçoamento profissional dos voluntários.”

Art. 3º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

JUSTIFICATIVA

 

O serviço voluntário foi um grande avanço para as polícias militares e os corpos de bombeiros militares, pois permitiu a substituição dos profissionais das funções burocráticas e seu emprego na atividade fim para a qual foram formados.

É indiscutível que esse serviço voluntário alcança os jovens de um faixa etária que de fato necessita a sua inserção no mercado de trabalho, acrescido que na regulamentação de cada Estado estão trabalhando com a profissionalização desses jovens, que poderão prestar concurso público e continuar nos quadros efetivos das instituições militares ou em outra atividade da vida em sociedade.

Assim, este projeto de lei vem aperfeiçoar o texto, permitindo a ampliação desse serviço e ao mesmo tempo abrindo a possibilidade da sua regionalização em convênio com os municípios, que  poderão aproveitar o jovem da sua região excedente do serviço militar obrigatório.

Temos a  certeza que os nobre pares aperfeiçoarão este projeto ao longo da sua tramitação e ao final entregaremos para a sociedade uma legislação moderna e eficaz.

 

                             Sala das Sessões em,          de                      de   2008.

 

 

Deputado MAJOR FÁBIO

DEM-PB