Reforma do Código de Processo Penal – votação no Senado

Notícias
Reforma permitirá maior sintonia entre Código de Processo Penal e Constituição, diz Casagrande
[Foto: senador Renato Casagrande (PSB-ES)]

A reforma do Código do Processo Penal permitirá maior “sintonia” entre o texto a ser aprovado e a Constituição federal, disse nesta quarta-feira (9) o senador Renato Casagrande (PSB-ES), durante a segunda sessão extraordinária para discussão do PLS 156/09, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), que trata do tema.

Na opinião de Casagrande, que é relator do projeto, o atual código, aprovado em 1941, precisa ser atualizado, para garantir maior agilidade aos processos penais. Por meio da reforma do atual código, observou ainda o senador, o Brasil vai unir-se aos países vizinhos no movimento de adequar a legislação penal às constituições democráticas aprovadas ao longo dos últimos anos.

– Na América Latina, quase todos os países já promoveram a adequação de suas legislações às novas constituições, depois do fim dos regimes autoritários. Temos atualmente uma falta de sintonia entre o que está na Constituição e o que está no Código de Processo Penal – avaliou Casagrande.

Na presidência da sessão, Sarney concordou com o relator sobre a necessidade de se promover rapidamente a mudança na legislação de processo penal.

– Esta é uma pauta de extrema importância para o país. Não dá rendimentos eleitorais ou jornalísticos, não merece nem carta de leitor, mas é uma matéria que precisa da visão de futuro que os senadores possam ter – afirmou.

Durante a sessão, o senador José Nery (PSOL-PA) disse que a alteração do atual código é uma “exigência da sociedade brasileira”, especialmente dos que “vivem o drama da violência e da criminalidade e que veem os processos todos emperrados por um conjunto de regras obsoletas”. Ao aprovar o novo código, previu, o Senado atenderá a uma reivindicação da sociedade, que deseja ver maior rapidez nos procedimentos jurisdicionais.

– O Brasil vai ter um novo instrumento para permitir que a Justiça funcione com mais celeridade e eficácia – previu Nery.

Ao relatar o processo de debate sobre o projeto, Casagrande informou que foram realizadas audiências públicas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Goiânia e Vitória. Segundo o senador, diversas entidades encaminharam ao Senado sugestões de aperfeiçoamento do texto do projeto. Nesta quinta-feira (10), haverá a terceira e última sessão de debate sobre o projeto do novo código, cuja votação deve ter início na próxima semana.

Marcos Magalhães / Agência Senado