MAIA DESTACA PAPEL DAS POLÍCIAS MILITARES NA MELHORIA DOS INDICADORES DA SEGURANÇA PÚBLICA

Destaques Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou o papel da polícia militar na melhoria dos indicadores da segurança pública no País e afirmou que a pauta da segurança sempre será uma das prioridades do Parlamento. Maia participou nesta terça-feira (4) da abertura da exposição que destaca o trabalho das polícias militares no País.

A exposição sobre as PMs foi elaborada após a polêmica exposição sobre o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que foi considerada ofensiva por diversos deputados ligados a corporações policiais.

Em novembro do ano passado, logo após a inauguração dessa mostra na Câmara dos Deputados, uma placa com uma charge do cartunista Carlos Latuff que retrata um jovem negro algemado e um policial armado foi retirada e quebrada por um parlamentar.

A placa citava o Atlas da Violência, editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo aponta que homens jovens e negros são o perfil mais frequente das vítimas de homicídio e da ação letal das polícias no Brasil.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Câmara sedia exposição sobre as polícias militares
Câmara dos Deputados sedia exposição que destaca trabalho das polícias militares
“A exposição foi fruto de um desentendimento no ano passado e conseguimos mostrar que era apenas um conflito de opinião e que a solução seria uma exposição de valorização do papel da Polícia Militar no Brasil”, destacou o presidente Rodrigo Maia.

“Estamos sempre à disposição para dar espaço para que todas as representações importantes da sociedade se façam representadas”, reafirmou o presidente.

Em entrevista para a TV Câmara, o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), autor do requerimento da exposição, ressaltou que várias propostas estão sendo analisadas pelo Parlamento em favor das PMs, como a permissão de atuar no chamado ciclo completo da polícia, realizando investigações.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Pierre Triboli