Ex-secretário nacional de segurança pública reforça PM como principal instituição de segurança pública

Notícias

 

O professor Luis Eduardo, ex secretário nacional de segurança pública, enfatizou ao participar de palestra no 9° ENEME  de que a Polícia Militar ainda   é a instituição  melhor preparada para atender a população .
Ressaltou que a Polícia Civil ainda esta por se constituir na área de segurança pública, pois taxas de soluções dos problemas incumbidos a  PC  ainda estão aquém da necessidade. “Não quero conflitar com as instituições, mas reflexões importantes devem ser feitas”, explicou o professor.

Para ele, mesmo a PM tendo melhor preparo de atendimento a população , ainda  existe um longo caminho e interesse por parte  dos governantes para que tal instituição alcance seus ponto ideal  de atendimento com qualidade e soluções. “ Existem nas corporações nichos ou ilhas de segurança (grupos especializados), porém a maioria da tropa não tem preparo profissional  necessário para seu emprego”, disse o especialista na área de segurança.

 Como exemplo, o professor citou o BOPE do Rio de Janeiro, onde seus integrantes recebem instruções diárias e se encontram preparados para pronto-emprego, enquanto que outras unidades policiais realizam tão somente um patrulhamento ordinário.
O professor  Luis Eduardo coordenou a área de segurança púlbica do Rio de Janeiro  entre 1999 e 2000. Entre janeiro e outubro de 2003 foi Secretário Nacional de Segurança Pública. Atualmente Coordena Curso de especializaçõa em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá.

 

(Texto e foto: Assessoria de imprensa da AOFPMS)