Ex secretário nacional de segurança trata de necessidade de reforma das instituições de segurança

Notícias

                                       

 O coronel da reserva da Polícia Militar de São  Paulo,  José Vicente da Silva Filho, ex secretário nacional e especialista  em segurança pública discursou na manha de hoje (19) durante o 9º Eneme (Encontro Nacional de Entidades de Oficiais  Militares Estaduais)  sobre a necessidade de reforma das instituições policiais.
Durante seu discurso enfatizou a realidade em que se encontram as corporações, onde , infelizmente, ainda persistem ‘profissionais’ que se preocupam tão somente com o cargo que ocupam , deixando de valorizar e incentivar os policiais que estão na atividade fim (policiamento).

Outro ponto considerado de extrema relevância para o especialista é de que as instituições têm que desempenhar suas atividades tendo como parâmetro ou foco principal  a inteligência, traduzida na forma racional de levantamento estratégico e emprego dos profissionais.

“ A polícia deve ser orientada com a inteligência, não temos mais condição de operar o sistema sem  a utilização desta valiosa ferramenta”, afirmou o coronel.
Para Jose Vicente, as corporações e  demais autoridades  da área de segurança pública tratam do policiamento comunitário como se fosse algo recente, mas  não se pode afirmar tal pensamento, pois o serviço policial sempre foi de contato direto com a comunidade, o que é extremamente necessário e primordial para as buscas das soluções dos problemas de segurança.

Amanhã (20) o evento contará com a presença de deputados federais ,  presidentes de associações militares, oficiais , praças e convidados que vão discutir a PEC 300 e PEC 41 que tratam das diferenças salariais entre as corporações militares estaduais.
Também acontecerá a palestra  com o ex secretário  nacional  de segurança pública e professor Luis Eduardo Soares

 

(Texto e foto: Assessoria de Imprensa da AOFMS)